BAÚ LITERÁRIO

Tratam-se de textos ( resumos de ensaios) que são publicados a cada 15 dias no suplemento literário da Academia Goiana de Letras ( encarte do jornal Diário da Manhã de Goiânia)

segunda-feira, 7 de junho de 2010

A IGREJA CATÓLICA NA VOZ DE ALCEU AMOROSO LIMA

(11.12.1893 -14.08.1983)
Em 1957, quando cheguei em Curitiba, carregava no subconsciente, toda minha formação católica, tendo sido, inclusive, “coroinha” na igreja de Gaspar Lopes, lugarejo onde nasci, no sul de Minas Gerais.
“No segundo semestre de 1958, fui morar em uma “república” e meu companheiro de quarto era um estudante de medicina; para minha sorte, ele era, também, muito religioso. Gilberto, era o seu nome, ia à missa todos os domingos, convidando-me a acompanhá-lo em muitas oportunidades.
Lembro-me de quando os cardeais da igreja estavam reunidos no Vaticano, decidindo sobre a indicação do sucessor de Pio XII e Gilberto, na sua ansiedade, acabou contaminando-me; achava ele que se não se conseguisse escolher a pessoa certa, poderia criar-se um “cisma” no seio da igreja, com enorme dificuldade para a religião católica.
O sinal de que os cardeais haviam chegado a uma definição, seria a saída de fumaça na chaminé da Santa Sé. Este acontecimento foi noticiado em edição extraordinária pelo “repórter Esso” e foi recebida, por nós dois, até com emoção.
Ao chegar ao apartamento, Gilberto estendeu-me a mão, gesto que não estava entre os seus costumes, dizendo-me com indisfarçável emoção:
- O nosso Papa foi escolhido!” (Entre o sonho e a realidade, Hélio Moreira, Ed. Kelps. Goiânia, 2001).
Bisbilhotando a longa correspondência mantida entre o professor, filósofo, pensador e, sobretudo, fervoroso católico Alceu Amoroso Lima, também conhecido pelo pseudônimo de Tristão de Athayde e sua filha madre Maria Tereza (João XXIII, Ed. José Olympio,1966 e Cartas do Pai, Inst. Moreira Sales,SP, 2003) , procurei focar o período correspondente ao tópico transcrito acima, do livro de minha autoria, para que os leitores possam comparar o estado de espírito de dois jovens católicos com quem já era, naquela época, conceituado e respeitado humanista.
Alceu Amoroso Lima, então com 45 anos de idade, vivia em Nova York, onde ministrava um curso sobre “Civilização Brasileira” a convite da Universidade daquela cidade.
Pela correspondência entendemos que havia, por parte de Amoroso Lima, preocupação semelhante à nossa, a respeito da decisão dos Cardeais na escolha do sucessor de Pio XII, senão vejamos:
“13,10.1958...Você verá a lista dos Cardeais papáveis. Com que melancolia não vejo ali o nome de Monsenhor Montini, o nosso candidato; 19.10...Eu vim para a Igreja na mesma ocasião em que senti inclinação pelas ideias dos dois últimos Pios. Se agora vier um novo Pio IX ou um novo Pio X, deverei calar minha pena? Houve Papas maus, como homens, ao longo da História. Mas nunca houve Papas errados, como Papas. O que sair do Conclave será o melhor, como Papa, embora possa ou não o ser como homem; 27.10...Ontem houve dois rebates falsos partidos da própria radio Vaticano, que se enganou com a cor da fumaça. Quatro escrutínios em vão!; 29.10...Então temos novo Papa, João XXIII. É paternal, os comunistas já o classificam de “um conservador paternalístico”.Era o candidato dos Cardeais franceses, o que nos afasta dos perigos reacionários. Ele é um intervalo, um descanso, um banco, um copo de água, uma cadeira de balanço, depois desta tremenda abertura de caminhos feita por Pio XI e Pio XII. O Espírito Santo viu isto lá de cima!; 21.01.59...Leio no jornal que o Osservatore Romano de hoje publica um artigo reafirmando a incompatibilidade formal entre socialismo e a doutrina social da Igreja; minha posição é a distributista. Nem capitalismo, nem socialismo. Em Roma, as forças reacionárias é que continuam dominando os círculos do Vaticano. O Vaticano vai guinar para a direita, isto é, para o catolicismo aliado à aristocracia, à burguesia, e separado das classes populares”.
Recorro, mais uma vez, ao meu livro citado acima, e transcrevo mais um trecho das nossas “discussões” a respeito da posição da Igreja Católica no inicio do Pontificado de João XXII, para que se compare com o que diz Alceu de Amoroso Lima:
- “Estávamos reunidos para analisar a participação da JUC (Juventude Universitária Católica) na formação da AP (Ação Popular), tendo em vista as mudanças que estavam ocorrendo, em algumas conceituações da filosofia da Igreja Católica, no Pontificado de João XXIII. A ideia desta corrente, que tentava dar novo direcionamento ao pensamento filosófico do catolicismo, era o da opção por um socialismo de inspiração não-marxista. Esta corrente buscava apoio em pensadores católicos, principalmente Teilhard de Chardin, Maritain e Lebret, que se diziam seguidores de uma “ideologia própria” e chamavam isto de socialismo-humanista”.
Ao compararmos o que pensávamos ou éramos levados a pensar a respeito do catolicismo e o que, realmente, pregavam aqueles pensadores, observamos que nossa opção pelo socialismo-humanista, como doutrina católica, não era, seguramente, a visão daqueles pensadores, pelo menos a de Maritain, a quem ele, Alceu Amoroso Lima, devotava imensa amizade e comunhão de ideias, como vemos na carta de Alceu Amoroso Lima, datada de 01.06.59...”Segundo Maritain, civilizar é espiritualizar, a lição de Cristo nos ensina que nada que é construído sobre a matéria é durável. Cristianizar o mundo moderno não é aliar-se ao capitalismo, ao comunismo, aos militares, aos ditadores ou aos partidos, mas arrancar do mundo- ou tentar diminuir- a injustiça, a exploração, a miséria, a doença, o vicio, o pecado, a guerra, a violência e o crime”.
Erramos? Não, tínhamos ilusões! Repito uma citação de Franz Kafka e que escrevi nas ultimas linhas do meu livro acima citado : “Somos levados na vida, muitas vezes, por ilusões, fomos com frequencia, superficiais e otimistas. Os momentos são vividos no lapso dos acontecimentos, depois, serão apenas tentativas de reconstrução dos fatos.

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